Projeto social utiliza a gastronomia como ferramenta de transformação e impacta cerca de 250 famílias baianas com apoio da Fundação PepsiCo, braço filantrópico da companhia
Cerca de 250 famílias de Feira de Santana, na Bahia, contam com a ajuda de projetos sociais para ter comida na mesa. Uma parceria da PepsiCo, empresa de alimentos e bebidas que completa 70 anos no Brasil em 2023, com a organização social @gastromotiva possibilita a distribuição de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social na região de Asa Branca, território marcado pela forte presença de assentamentos. A cozinha foi financiada pela Fundação PepsiCo em novembro de 2022 e vai até fevereiro de 2024. Entre 2020 e 2022, a Gastromotiva distribuiu mais de 378 mil refeições em ações das Cozinhas Solidárias patrocinadas pela PepsiCo.
Em Feira de Santana, a Cozinha Solidária foi inaugurada em novembro de 2022 e, desde então, são produzidas e distribuídas de 400 a 500 refeições semanais, impactando até 250 famílias dos assentamentos da região. A parceria da Gastromotiva apoia não só o fornecimento de refeições, mas também gera emprego e renda para as famílias por meio de capacitação profissional e de bolsas auxílio oferecidas para cozinheiros(as).
No Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a PepsiCo reforça seu compromisso com as comunidades onde atua, garantindo impacto positivo no futuro das pessoas e contribuindo para a construção de sistemas alimentares mais igualitários. “A PepsiCo é uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo e faz parte da nossa estratégia ESG – chamada globalmente de PepsiCo Positive (pep+) – contribuir para a sustentabilidade do ciclo alimentar das comunidades. Em Feira de Santana, nossas ações contam com o apoio da Gastromotiva e, juntos, podemos alimentar os sonhos dessas famílias em construir um futuro melhor”, destaca a Diretora de Assuntos Corporativos da @pepsico_br, Regina Teixeira.
Organização não governamental pioneira em gastronomia social, a Gastromotiva tem 18 anos de atuação no combate à fome e na redução do desperdício de alimentos e oferece ainda formação profissional para que pessoas de baixa renda possam entrar no mercado de trabalho e empreender. Por meio das Cozinhas Solidárias, a ONG atende mais de 80 comunidades no país com refeições nutritivas e gratuitas, formando cozinheiros e empreendedores sociais.
Desde o início da parceria, PepsiCo e Gastromotiva já distribuíram 378.735 refeições em 36 Cozinhas Solidárias, impactando mais de 90 mil pessoas em todo o país. Já foram pelo menos 37 comunidades atendidas em oito cidades. O projeto já formou 40 cozinheiros(as) e, atualmente, mantém 3 Cozinhas Solidárias ativas – em São Paulo, Rio de Janeiro e Feira de Santana.
Investimentos em Segurança Alimentar
Na área de Segurança Alimentar, a PepsiCo desenvolveu o programa “Nutrição pelo Futuro” (Nutrition For The Future), com o objetivo de fornecer suplementação alimentar a crianças em situação de vulnerabilidade na região Nordeste entre 2020 e 2022. Em colaboração com a Fundação PepsiCo e o Global FoodBanking Network (GFN), essa iniciativa beneficiou um total de 6.700 pessoas nos estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe, por meio da distribuição de cestas básicas durante o período da pandemia.
As ações fazem parte da transformação estratégica PepsiCo Positive (pep+) de ponta a ponta da empresa, para inspirar mudanças positivas para o planeta e para as pessoas. A PepsiCo e a Fundação PepsiCo têm como objetivo promover a segurança alimentar e tornar acessíveis alimentos nutritivos para 50 milhões de pessoas até 2030 (em comparação com uma linha de base de 2021). Por meio do programa, a PepsiCo entregou mais de 245 milhões de refeições desde 2009, ajudou 41 milhões de pessoas em todo o mundo desde 2016 e fez parceria com mais de 60 organizações sem fins lucrativos em 28 países, para garantir que a empresa implemente soluções locais que atendam aos desafios exclusivos de cada comunidade.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2022, a companhia teve mais de US$ 86 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. Há 70 anos no Brasil, a PepsiCo é dona de marcas como PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY®, entre outras.
Guiada pela visão de ser a líder global em alimentos e bebidas convenientes ao vencer por meio da estratégia PepsiCo Positive (pep+), a companhia promove uma transformação de ponta a ponta, onde a preocupação com as pessoas e o planeta é fundamental para criar valor e crescer operando e inspirando mudanças positivas. Para mais informações, visite www.pepsico.com.br e siga no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.
Sobre a Fundação PepsiCo
Fundada em 1962, a Fundação PepsiCo, braço filantrópico da PepsiCo, investe nos elementos essenciais de um sistema alimentar sustentável com a missão de apoiar na prosperidade econômica das comunidades. Trabalhando com organizações sem fins lucrativos e especialistas em todo o mundo, estamos focados(as) em apoiar as comunidades a alcançar segurança alimentar, acesso à água e oportunidades econômicas. Nós nos esforçamos para ter um impacto real nos lugares onde atuamos – colaborando com toda a nossa cadeia; organizações locais e internacionais, além de nossos(as) funcionários(as) para promover mudanças efetivas nas questões que são importantes para nós e para o mundo. Saiba mais em https://www.pepsico.com/our-impact/philanthropy/pepsico-foundation
Sobre a Gastromotiva
Gastromotiva é uma organização social fundada pelo chef e empreendedor social David Hertz e tem como missão transformar a vida de pessoas e comunidades por meio do alimento, usando a gastronomia como ferramenta para geração de renda e promoção do Impacto Social por meio da produção e consumo sustentável de alimentos. Referência em Gastronomia Social no Brasil, atua oferecendo cursos profissionalizantes no campo da alimentação, além de programas e projetos com o foco no combate à fome e redução do desperdício de alimentos.
Fundada em 2006, a organização já formou gratuitamente mais de 7 mil jovens para o mercado de trabalho, ofereceu educação alimentar e nutricional para mais de 100 mil pessoas, evitou o desperdício de mais de 350 toneladas de alimentos e distribuiu mais de 3,5 milhões de refeições nutritivas e gratuitas para pessoas em insegurança alimentar.