/

28 de novembro de 2023

Projeto “Descomplica, Preta” oferece oportunidades para potencializar negócios de empreendedoras negras com 50% de desconto

O projeto idealizado pelos estudantes da Baiana nasceu com o propósito de democratizar os serviços jurídicos de excelência para mulheres negras

Proporcionar soluções jurídicas extrajudiciais de excelência para empreendedoras pretas e potencializar seus negócios de modo a garantir um ecossistema empreendedor mais democrático e diverso é o pilar que move o “Descomplica, Preta!”. O projeto idealizado pela Alfa Consultoria, empresa júnior da Faculdade Baiana de Direito é formado por estudantes do curso de Direito, que já atua há 10 anos no mercado na regularização de marcas.

Para gerar visibilidade e fazer crescer a economia criativa de empreendedoras negras, neste mês, em alusão ao Novembro Negro, o “Descomplica, Preta!” chega à sua terceira edição oferecendo oportunidades no serviço de registro de marca com 50% de desconto.

“Ter uma marca registrada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), é sinônimo de segurança e credibilidade para qualquer negócio, independente do porte. Muitas empreendedoras acham que apenas ter o CNPJ ou nome fantasia do negócio, já é suficiente para chamar uma marca de sua, mas na verdade, dono da marca é aquele que registra, caso contrário pode ficar sujeito à multas e problemas judiciais, além do próprio risco em perder o nome da sua marca, o que infelizmente é muito comum”, relata Maíra Ramos, consultora da Alfa.

Foi com esse propósito de potencializar o afroempreendedorismo e o fortalecimento das mulheres pretas, que o projeto reconheceu essa importância e contemplou na edição passada a empreendedora Rebeca Pereira ao registrar a sua marca.

“A Alfa foi muito prestativa e atenciosa conosco. Sempre sanaram nossas dúvidas e quando precisávamos de ajuda, estavam prontos para nos ouvir. O projeto foi muito importante para nós, já que gastamos/investimos menos, e tivemos os mesmos direitos. Acreditamos que o projeto vai ajudar mais mulheres pretas que precisam regularizar seus negócios, a continuar conquistando cada vez mais seu espaço”, declara a empreendedora Rebeca Pereira, que estar à frente da marca de cosméticos artesanais (Re) Cuide-se.

Nesta edição atual, a campanha “Descomplica, Preta!”, irá contemplar uma empreendedora baiana, que possui algum negócio, com registro da marca e uma nova identidade visual totalmente gratuita feita em parceria com a Priscila Nepomuceno do @pretaitinerante, atualmente designer e idealizadora da logomarca da campanha. Outra novidade do projeto é beneficiar duas empreendedoras inscritas com o pagamento apenas das taxas do registro.

Para participar da inscrição é necessário se inscrever no link   https://consultoriagratuita.alfaconsultoriajuridicajr.com/descomplica-preta-inscricoes. Um dos requisitos para participar do processo de seleção é o tempo de atuação e a história do empreendimento, que são pontos-chave para a escolha das contempladas. Maiores informações podem ser obtidas pelo número de WhatsApp 71 99696-2765 ou 71 98203-6168.

Sobre a Alfa

O projeto é uma das atividades extracurriculares realizadas pela Alfa Consultoria Jurídica Jr – empresa júnior da Baiana de Direito e Gestão. A empresa fomenta a educação empreendedora e proporciona experiências empresariais que irão preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Os alunos são acompanhados por monitores e professores renomados. 

Sobre a Baiana de Direito

Com mais de 16 anos de história, a Faculdade Baiana de Direito e Gestão possui o selo de qualidade OAB Recomenda. O corpo docente da instituição é composto por 95,6% de professores doutores e mestres. A Faculdade se destaca no mercado com 95% de aprovação no Exame de Ordem. Entre os seus alunos 45% dos formados conseguem trabalho em menos de um ano e mais de 80% conseguem estágio em escritórios de advocacia.