Estagiários compartilham como a iniciativa tem sido fundamental para impulsionar a experiência de aprendizado
Um espaço organizado por estagiários e para estagiários. Assim é a League – Liga dos Estagiários da Ambev. Criada oficialmente em 2019, a iniciativa tem o objetivo de oferecer atividades para o desenvolvimento dos novos talentos por meio de treinamentos, projetos e desafios, além de impulsionar o ecossistema universitário.
Os integrantes da Liga vêm de realidades diferentes, mas carregam características em comum, como sinergia com a cultura da companhia e sede de crescer, inovar e trabalhar com marcas inspiradoras. Os estudantes relatam como participar da League contribui para o seu desenvolvimento e crescimento.
Para Daniel Jorge, de 23 anos, estagiário de Supply, é muito gratificante poder ajudar a levar um pouco da Ambev para outros estagiários. “Atualmente, atuo como Diretor Nacional de Embaixadores, focando no desenvolvimento de estratégias para nos aproximar de universidades e universitários em todo o Brasil. A responsabilidade é grande, mas é muito gratificante poder ajudar a levar um pouco da Ambev e encantar novas pessoas com nosso propósito, assim como fui impactado anteriormente”, explica.
Daniel acrescenta que pelo fato do escopo de trabalho da liga ser diferente da rotina de estágio, isso permite que ele se desenvolva ainda mais. “Nos primeiros meses de gestão, tive a oportunidade de interagir com grandes profissionais da Ambev de várias partes do país, além de contribuir ativamente para a atração de novos talentos para a companhia. Isso tem sido fundamental para minha formação e crescimento profissional, proporcionando experiências e aprendizados valiosos”, conta.
Maria Carolina Cantarelli, de 21 anos, é estagiária do mundo Business em Recife e Co-Presidente da League. Ela ressalta que participar da League tem sido uma experiência enriquecedora. “Consigo me desenvolver em outros aspectos para além do setor da minha unidade. Também tenho contato direto com lideranças e estagiários de outras regionais, e estou entendendo mais a fundo a Ambev”, afirma.
Segundo ela, nos projetos é possível aplicar conhecimentos teóricos da universidade e desenvolver suas habilidades em liderança, autogerenciamento e resolução de problemas.
Beatriz Florio, de 23 anos, é Estagiária do mundo Business no Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e viu na League a oportunidade de fazer novas conexões. “Participar da liga permite me conectar com profissionais da companhia de todo o Brasil, além de ser uma oportunidade de levar para a League aquilo que aprendo diariamente durante a minha rotina”, afirma.
A jovem ressalta que integrar o movimento também contribui com o seu desenvolvimento. “Tive a oportunidade de aprimorar meus softs skills como liderança, gerenciamento de tempo, pensamento crítico e criativo, e ter aprendizado contínuo em hard skills por meio de treinamentos na minha regional”, acrescenta Beatriz.
Mais desenvolvimento
Ao longo do ano, a Liga de Estagiários da Ambev realiza várias atividades para contribuir com o desenvolvimento dos jovens talentos, como programa de mentoria com lideranças e trilha de conhecimento focada em competências humanas. Além disso, o grupo também leva um pouco da história e cultura da companhia para as universidades de todo o país. Essas ativações no ambiente acadêmico contam com palestras, matérias eletivas e feira de carreiras.